Big Aspas

" A MOLDURA é a coisa mais importante na arte. (..) Porque, sem ela não se pode saber aonde termina a arte e começa o MUNDO REAL. Você precisa colocá-la numa caixa, senão:
- Que merda é aquela na parede?
Se John Cage, por exemplo, dissesse:
- Vou beber suco de cenoura, com este microfone de lapela na garganta, e essa é minha composição.
O barulho, então, se qualifica como SUA COMPOSIÇÃO, porque ele pôs a moldura em volta dele e disso isso.
- Pegue ou Jogue fora, eu agora desejo que isto seja MÚSICA.
Além daí é uma questão de gôsto. Sem a moldura anunciada é só um cara engolindo suco de cenoura. "

" O QUE É MÚSICA? Qualquer coisa pode ser música, mas não se torna música até que alguém deseje que ela seja música, e o ouvinte decida percebê-la como MÚSICA.
A maioria das pessoas não consegue lidar com essa abstração - ou não quer. Elas dizem: ' Me dê a canção. Será que eu gosto dessa canção? Ela sôa como alguma outra canção que eu gosto? Quanto mais familiar ela for, mais eu gostarei dela. Está ouvindo estas três notas aqui? Essas são as notas que eu consigo cantar junto. Eu gosto muito, muito mesmo dessas notas. Me dê a batida. Nada chique demais. Me dê uma boa batida - algo pra que eu possa dançar. Tem que ser BOOM-BAP, BOOM-BOOM-BAP (tun-tis, tun-dun-dun,tis?). E se não for eu vou detestar muito, muito mesmo. Me dê isso tudo neste instante - depois, me escreva outras canções como essa - de novo, de novo e de novo, porque eu ME AMARRO MESMO em música.' "

" Ouvintes de rádio na América, criados numa dieta de _______ (preencha aqui), têm experimentado um universo musical tão pequeno que não podem começar a saber do que gostam. "

" Alguém com senso de ritmo pode entrar em uma fábrica e ouvir o barulho das máquinas como composição. Se expandirmos esse conceito incluindo luz, comportamento, fatores climáticos, fases da lua, qualquer coisa (seja um ritmo que pode ser ouvido ou um ritmo que é percebido , como uma mudança de cor durante certo tempo - ou uma estação do ano), pode ser consumida como música.
Se pode ser concebida como música, pode ser executada como música, e apresentada para um público de uma forma em que ELES a percebam como música: - Olha só pra isto. Já viu algo assim antes? Eu construí isto pra você. O que você quer dizer com ' Que diabo é isso?' É um maldito ÉTUDE, panaca. "

" MÚSICA, na performance, é um tipo de escultura. O ar no espaço da performance é esculpido em algo. Esta escultura-molecular-sobre-tempo é estão 'olhada' pelos ouvidos dos ouvintes - ou um microfone. "

TRFZB (c) 1989. Capítulo 8: Tudo Sobre Música



Nenhuma mudança em estilo musical sobrevive sem ser devidamente acompanhada por uma mudança em estilo de roupas. O Rock é pra ser vestido. Inovação musical alguma será bem sucedida em larga escala comercial sem o envolvimento completo das indústrias que lucram tangencialmente com ela: moda e ‘merchandise’.

“ Não é preciso imaginar um mundo acabando em fogo ou gelo – existem duas outras possibilidades: uma é a PAPELADA DE BUROCRACIA, a outra NOSTALGIA. Quando computamos o espaço de tempo entre O Evento e A Nostalgia Pelo Evento, a média parece ser de um ano a menos em cada ciclo. Eventualmente, dentro do próximo quarto de século, os ciclos de nostalgia estarão tão perto um do outro que as pessoas não serão capazes de dar um passo sem sentirem-se nostálgicas pelo anterior. Nesse ponto, tudo para. Morte por Nostalgia. ”

TRFZB © 1989. Capítulo 9: Um Capítulo Para Meu Pai

Nenhum comentário: